O X (antigo Twitter) ficou fora do ar na madrugada desta sábado (31). Em testes do TechTudo , o aplicativo da rede social para Android e iPhone (iOS ) não carrega novos posts no feed e o Downdetector , plataforma que monitora instabilidades de apps e serviços, aponta quase 1.000 notificações de instabilidade no Brasil. No Google Trends , buscas para termos como "Twitter fora do ar", "Twitter caiu", "Twitter parou" e "RIP Twitter"aparecem com aumento repentino na última hora. O problema acontece após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes publicar um mandado solicitando a suspensão da plataforma no Brasil .
As falhas começaram pouco depois das 16h, próximo do horário em que a decisão do ministro foi divulgada. O TechTudo chegou a publicar uma matéria comunicando o início da instabilidade . No Threads , rede social da Meta , usuários relatam a queda e compartilham prints que indicam o bloqueio da plataforma do Elon Musk no país. A seguir, entenda mais sobre o caso e veja as reações dos usuários.
Twitter (X) parou? App apresenta falha e usuários repercutem na web
Downdetector aponta instabilidade do Twitter durante esta madrugada (31) — Foto: Reprodução/Downdetector
Segundo o Downdetector, a instabilidade do Twitter (X) começou por volta das 16h58 de quinta-feira (30). Na plataforma de monitoramento, o pico — até a última atualização desta matéria — foi de 802 notificações às 00:13 deste sábado. Ao acessar o aplicativo, o TechTudo identificou que o feed da rede social não carregava no app para Android e iPhone. "Os posts não estão sendo carregados", dizia a mensagem de erro da plataforma.
App do Safari com mensagem indicando que o servidor do X (Twitter) não pode ser encontrado. — Foto: Reprodução/Safari
A falha no Twitter (X) gerou um aumento repentino de buscas no Google sobre o tema. O Google Trends mostra que termos como “Twitter caiu?”, "RIP Twitter", "Twitter Status", “Twitter parou”, “Twitter down” e “Is Twitter down” foram alguns dos mais buscados na última hora.
Twitter (X) vai acabar? Entenda suspensão
O X (antigo Twitter) pode realmente ser suspenso por tempo indeterminado no Brasil após uma decisão do ministro Alexandre de Moraes. O jurista exigiu a nomeação de um novo representante da rede social no país após Elon Musk anunciar que fecharia o escritório da empresa em território nacional. A exigência segue o que é prescrito na legislação vigente.
A discussão entre as partes é antiga. A rede social de Elon Musk foi alvo de diversas decisões de Moraes que exigiam o bloqueio de contas que compartilhavam mensagens antidemocráticas ou de ódio contra autoridades brasileiras. No entanto, o X (antigo Twitter) não cumpriu a decisão, após alegar não ter responsabilidade sobre o conteúdo. O posicionamento da empresa, então, motivou o ministro a solicitar a suspensão imediata do aplicativo no país a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel ), que notificou as operadoras e órgão responsáveis — portanto, a inatividade do X era uma questão de tempo.
Twitter parou: usuários repercutem falha no Threads, de Mark Zuckerberg
Com o bloqueio do Twitter (X) , usuários da rede social começaram a repercutir o fim da plataforma no Brasil, agora no Threads. Com memes e piadas, as publicações sobre o assunto mostraram o desespero dos "tuiteiros" com a suspensão do app e mudanças de plataforma.
Twitter ficou fora do ar na madrugada deste sábado (31) — Foto: Reprodução/Threads
Twitter ficou fora do ar na madrugada deste sábado (31) — Foto: Reprodução/Threads
Twitter ficou fora do ar na madrugada deste sábado (31) — Foto: Reprodução/Threads
Twitter ficou fora do ar na madrugada deste sábado (31) — Foto: Reprodução/Threads
Twitter ficou fora do ar na madrugada deste sábado (31) e usuários relatam no Threads — Foto: Reprodução/Threads
Twitter ficou fora do ar na madrugada deste sábado (31) e usuários relatam no Threads — Foto: Reprodução/Threads
Fonte/Créditos: Brigida Nogueira, da Redação
Créditos (Imagem de capa): Twitter caiu? App apresenta falha e usuários ficam apreensivos com possível suspensão da rede social — Foto: Laura Storino/TechTudo
Comentários: